sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Automação comercial alavanca negócios

Junia Leticia

Agilizar vendas, controlar o fluxo de negócios e conhecer bem os clientes. Esta é a meta de toda empresa, independente de seu porte. Para facilitar estes processos, a automação comercial, um dos setores mais promissores para o mercado de tecnologia da informação, tem sido cada vez mais utilizada e as perspectivas para 2010 são ainda melhores.

Segundo dados da Confederação Nacional do Co¬mércio (CNC), a previsão é de que em 2010 as vendas no comércio cresçam entre 8% e 9%. Além disso, Belo Horizonte vai ganhar este ano pe¬lo menos 337 lojas em sete sho¬ppings. Pes¬quisa feita pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio) em dezembro indica um cenário favorável para a TI voltada para a automação comercial. Pelo levantamento, 65% dos lojistas da capital confirmaram que têm planos de investi¬mento no comércio em 2010.

Informatizar processos de controle e operações manuais, que passam a operar via sistemas é um dos caminhos para alavancar negócios. Conforme o vice-presidente de Articulação da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro-MG), diretor da CDL-BH e presidente da ATS Informática, Geovanne Teles, estes sistemas podem ser utilizados em qualquer negócio. “Emitir NF via Cupom Fiscal e fazer o controle de estoque são alguns exemplos. Tudo o que você imaginar pode ser automatizado”, conta.

De profissionais liberais a donos de empresas. Todos os setores da economia podem ser automatizados. “De taxistas a grandes empresários. Hoje há milhares de táxis nas grandes cidades que possuem sistema para emissão de recibo de corrida e pagamento com cartão de crédito”, exemplifica Geovanne Teles.

Os benefícios da automação comercial atingem toda a cadeia produtiva, segundo ele. “Por meio do sistema, os empresários reduzem custos operacionais e fixos que não agregam valor ao seu negócio e os profissionais de TI têm um aumento significativo nas oportunidades de trabalho”, diz Geovanne Teles. Além disso, há o fortalecimento do segmento de TI e geração de empregos. “Com isso, muda-se a face e a qualificação do emprego, antes operacional, para um patamar mais qualificado e melhor remunerado”, acrescenta.

O avanço do desenvolvimento da automação comercial no Estado já coloca Minas Gerais em posição de destaque. “Segunda maior força de TI do Brasil, parte desta colocação se deve a empresas que trabalham e geram soluções para automação comercial, cerca de 25% das instituições de TI”, informa Geovanne Teles.

Entre as razões para a posição de destaque estão mão de obra altamente qualificada e mercado pulverizado, por isto, altamente competitivo. “Esta competição não só reduz os custos para o mercado consumidor, mas principalmente eleva o nível das soluções e inovações”, analisa. Ele completa dizendo que o forte apoio dos governos estadual, municipal, de instituições como Sebrae-MG e a organização do segmento por entidades de classe como Assespro-MG, Fumsoft, Sind Infor e Sucesu-MG consolidam a TI mineira.

E as perspectivas para os próximos anos são ainda mais promissoras, conforme Geovanne Teles. A previsão é de que haja um crescimento médio anual de 15% a 20% no setor. “A expectativa é que se tenha a consolidação do mercado com a entrada de grandes players, exigindo um viés mais alinhado com gestão do que puramente automação em suas soluções.”

Funcionamento – No setor de bares e restaurantes, por exemplo, a automatização do processo de atendimento dos pedidos de mesa, balcão e, principalmente, entregas em domicílio agilizam o trabalho. O diretor de Tecnologia da Infosistemas, Marcelo Alvarenga de Almeida observa que neste setor as vendas são muito concentradas em um curto intervalo de tempo. “Por isso, a automação desses estabelecimentos traz resultados efetivos que transformam o negócio.”

Por meio do módulo de call center, os pedidos para entrega são lançados no sistema e enviados eletronicamente para o local de preparação da refeição, mesmo que em outro endereço físico. “Os pedidos são apresentados em monitores LCD instalados na cozinha orientando os funcionários do setor na preparação dos pratos. Cada vez que a cozinha confirma a produção de um prato, o estoque dos ingredientes é automaticamente baixado do estoque”, conta Marcelo Alvarenga.

No caso de delivery, o diretor de Tecnologia da Infosistemas diz que, após concluída a etapa de produção, o sistema faz a expedição do pedido utilizando outro monitor LCD. “Nesta tela é mostrado ao entregador (motoboy) o mapa do endereço do cliente para a entrega do pedido”, explica.

As vantagens da utilização da automação comercial especificamente neste caso são muitas, porém podem ser resumidas em apenas uma, como aponta Marcelo Alvarenga: “fazer o restaurante funcionar como uma indústria de transformação de alimentos (insumos) em pratos prontos para o consumo. Cada etapa desse processo é controlada pelo software, trazendo um aumento significativo de produtividade e controle, em um ramo de atividade tradicionalmente pouco automatizado.”

Com a implantação do sistema, há um controle efetivo do estoque, minimizando desperdícios, extravios e pequenos furtos dos insumos. “Com a automação da cozinha, ocorre naturalmente um aumento da capacidade produtiva, permitindo ao restaurante atender a um número maior de pedidos, utilizando-se da mesma equipe de colaboradores”, conta Marcelo Alvarenga.

Agilidade – Outro segmento em que a automação possibilita diferencial competitivo é o de locação de veículos. O coordenador de Tecnologia da Informação da Yes Rent a Car Franchising, Saulo Gomes Ker, fala que o sistema foi adotado para melhorar o gerenciamento das locadoras. “Buscamos uma solução pronta no mercado, que foi adaptada à nossa Rede, com informações corretas, em tempo real e padronizadas, aumentando a produtividade e melhorando a tomada de decisões.”

Segundo ele, o sistema possui vários recursos, como cadastro de clientes, gerenciamento dos contratos de terceirização de frota, contratos diários, manutenção da frota, controle de multas, abastecimentos, módulo financeiro e diversos relatórios, oferecendo uma visão melhor do negócio. “Além disso, conseguimos reduzir significativamente nossos custos de comunicação, com uma grande melhoria e agilidade no atendimento ao cliente, tornando a nossa Rede mais competitiva. A tecnologia da informação passou fazer parte do negócio e não um custo, como era visto”, completa Saulo Ker.

Para o sucesso do sistema, todos os profissionais da Yes Rent a Car foram envolvidos. “Um sistema, por melhor que seja, depende da participação de todos. A maioria dos fatores de sucesso na implantação de um sistema de informação envolve aspectos relacionados às pessoas, como comportamento gerencial, estrutura organizacional e a capacitação dos indivíduos”, ressalta Saulo Ker. Conforme ele, para isso foram tomados cuidados, como a seleção dos profissionais certos, criação de manuais e informativos e a realização de diversos treinamentos.

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